quarta-feira, 7 de junho de 2017

Dica de Leitura - 100 livros infantis com meninas negras


É um projeto criado pelo blog A mãe preta que busca trazer visibilidade para as meninas negras na literatura infantil.

Para visualizar os livros acesse o link abaixo:
 

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Projeto Mão na massa - experimentação

Trabalho realizado pelas discentes Jamille Leite, Luciana Bahia, Moema Abreu e Sandra Santos

TRANSFORMANDO COISAS  

Resumo:  O trabalho tem como pressuposto de que a criança aprende através da interação com o seu meio sócio-cultural, através de vivências, assim, tivemos o cuidado de propor as atividades, de modo que tivéssemos a função de mediadores. Então, pudemos interagir, instigar e resolver conflitos que ora surgiram. Nosso objetivo era que as crianças vivenciassem algo que estivesse próximo a elas e que construíssem conhecimentos significativos que servissem de base para a aquisição de novos conhecimentos. Para isso, confeccionaram massa de modelagem, tintas e cola colorida, medindo quantidades, estabelecendo comparações, experimentando, chegando a resultados para que finalmente aprendessem novos conceitos.
Introdução: Este trabalho partiu da necessidade de colocar as crianças da educação infantil, precisamente as crianças com idade entre 4 e 5 anos, em contato direto com a manipulação de diversos materiais; e se tratando de materiais diversos, foram confeccionadas receitas de alimentos, de cola colorida, mistura de tintas e de massa de modelagem. A curiosidade da criança e sua necessidade de aprender através do concreto e da experimentação embasaram a escolha pelas atividades, que, propostas desta forma, foram muito prazerosas. A interdisciplinaridade que as atividades trazem, fundamenta a especificidade da educação infantil, por isso mesmo, torna o ambiente rico em descobertas. Durante as atividades, a participação das crianças foi intensa, demonstrando todo o prazer em aprender coisas novas.
Objetivo: O objetivo das atividades foi que as crianças aprendessem de forma participativa ao manipular todos os materiais utilizados nas confecções e construa conhecimentos. É a ação sobre o objeto. Sendo assim, a aprendizagem é significativa e eficaz, quando elabora e testa procedimentos, percebendo as modificações dos materiais, realizando comparações e deduções.
Desenvolvimento: As atividades foram desenvolvidas na sala de aula e no pátio e as atividades foram as seguintes:
Nº 1- Massa de modelagem 
A atividade foi realizada na sala de aula e teve como princípio transformar 2 xícaras de farinha, 1 xícara de sal, 1 colher de sopa de óleo, água e anilina. As crianças mediram as quantidades de acordo com que era pedido na receita. As crianças foram divididas em grupos de 5, de modo a permitir que manipulassem a mistura e os recipientes recomendados (foto 1). Outra variante da atividade foi a massa básica sem coloração. Dividida a massa em pequenas porções, puderam vê-la transformando-se em massa colorida, quando colocaram quantidade variada de gotas de tinta, resultando tonalidades diferentes; posteriormente as crianças puderam brincar e usar a criatividade.

Nº 2 – Mistura de cores diferentes de tintas
Foi usado as cores primarias e como elas podem se transformar em outras cores e o porque disso ocorrer.










(imagens de arquivo pessoal)

domingo, 4 de junho de 2017

Devemos tratar todos os alunos iguais?


                                      ( https://www.youtube.com/watch?v=FKD_T5YsA3w )

O Povo contra o Sistema Escolar... Neste vídeo tocante, Printe Ea argumenta contra o atual sistema escolar e sobre o que é importante quando falamos em aprendizagem.

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PRIMEIRO ESTÁGIO ESCOLAR



Relato da discente Luciana Bahia

Ao dar inicio ao curso de pedagogia percebi que precisava começar de imediato um estágio na área de educação para compreender o que os autores que estudava diziam sobre uma verdadeira aprendizagem significativa. Logo todas essas experiências de estudar e trabalhar na área de educação era novo e desafiador para mim.
No dia dez de outubro comecei um estágio na Escola Municipal Ipitanga, localizado Em Vida Nova - Lauro de Freitas. Com esse relato, trago algumas, observações e reflexões sobre ser estagiaria ou professora na rede pública de ensino. Cheia de expectativa adentrei ao espaço para conhecer o corpo docente, a professora com quem iria auxiliar e os alunos. E logo a coordenadora diz: não venha para cá com seus teóricos (Wallon, Piaget, Visgotsky e etc.), com suas indagações acadêmicas, pois aqui nessa escola o que vale é ter pulso forte, já que estamos lidando com crianças da periferia.
Foi uma experiência difícil, me colocaram logo numa turma do quarto ano do ensino fundamental I, onde os alunos se encontravam com serias dificuldade de aprendizado, como também não tinha trabalhado as I e II unidade devido a professora que assumia estava passando por transtorno psicológico. Contudo a coordenadora queria que todos conseguissem chegar pelo menos no fim do ano sabendo as quatro operações e lendo um mínimo de palavras para poder apresentar uma apresentação de fim de ano para os pais. Me sentir suja estando compactuando com tudo que via, professores sabendo de sua grande responsabilidade e tentando camuflar com os jovens iniciante no ramo da educação (estagiários). Com tudo isso aproveitei uma aula expositiva na faculdade e expus tudo que estava acontecendo naquele espaço, chorei muito ao relatar como os responsáveis por todo o aprendizado daquelas crianças se negava a mediar os desejos e as necessidades de aprendizagem dos alunos ali inseridos.  Por fim, ser estagiário/professor iniciante significa um enorme desafio a cada dia e exige uma nova postura perante a sociedade. A prática docente requer grande esforço para se concretizar de forma próspera, tanto pessoal quanto profissionalmente, mas estar à frente da educação de um país é uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade gigante, a qual deve ser mais valorizada.  





          (arquivo pessoal)


sábado, 3 de junho de 2017

Aprender a aprender

Temos que estimular os nossos alunos a quererem aprender sempre, motivando e instigando a sua curiosidade. Levando-os a uma aprendizagem significativa.



( https://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI )

Trabalho da disciplina Didática II

Trabalho realizado por Luciana Bahia, Moema Abreu e Sandra Santos.
Trabalho realizado para uma observação da práxis pedagógica de uma turma do 4º ano de uma escola particular.






Fichamento do Livro Racismo e antí-racismo na educação: repensando nossa escola

Trabalho realizado por Moema Abreu.







Trabalho - Criação de uma Revista

Trabalho realizado por Luciana Bahia e Sandra Santos.








quinta-feira, 1 de junho de 2017

Rompendo os paradigmas

 ( https://www.youtube.com/watch?v=N91tks1lY8E )

Todos precisamos romper com os muitos paradigmas de nossas vidas, saindo dos “esquemas” prontos, das defesas que criamos, das grandes muralhas que nos separam das pessoas pelos conceitos e preconceitos padronizados e enrijecidos, que nós mesmos fixamos.

O corpo fala.

Entendendo os sinais do corpo.

( https://www.youtube.com/watch?v=sFZQD39WyuY )

SER CRIANÇA



Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasia, sorrisos e brincadeira.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar. 
Ser criança é acreditar num mundo cor-de-rosa, cheio de pipocas. 
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir. 
Ser criança é chorar sem saber por quê. 
Ser criança é querer ser feliz. 
Ser criança é se esconder para nos preocupar. 
Ser criança é errar e não assumir o erro. 
Ser criança é pedir com olhos. 
Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar. 
Ser criança é isso e muito mais. 
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso. 
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto. 
É nos ensinar que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança. 

(Autor desconhecido)

( http://www.garanhuns.pe.gov.br/assistencia-social-promove-dia-especial-para-criancas-de-garanhuns/ )

Dica de Leitura - 100 livros infantis com meninas negras

  É um projeto criado pelo blog A mãe preta que busca trazer visibilidade para as meninas negras na literatura infantil. Para visua...