Trabalho realizado pelas discentes Jamille Leite, Luciana Bahia, Moema Abreu e Sandra Santos
TRANSFORMANDO COISAS
Resumo: O trabalho tem como pressuposto de que a criança aprende através da interação com o seu meio sócio-cultural, através de vivências, assim, tivemos o cuidado de propor as atividades, de modo que tivéssemos a função de mediadores. Então, pudemos interagir, instigar e resolver conflitos que ora surgiram. Nosso objetivo era que as crianças vivenciassem algo que estivesse próximo a elas e que construíssem conhecimentos significativos que servissem de base para a aquisição de novos conhecimentos. Para isso, confeccionaram massa de modelagem, tintas e cola colorida, medindo quantidades, estabelecendo comparações, experimentando, chegando a resultados para que finalmente aprendessem novos conceitos.
Introdução: Este trabalho partiu da necessidade de colocar as crianças da educação infantil, precisamente as crianças com idade entre 4 e 5 anos, em contato direto com a manipulação de diversos materiais; e se tratando de materiais diversos, foram confeccionadas receitas de alimentos, de cola colorida, mistura de tintas e de massa de modelagem. A curiosidade da criança e sua necessidade de aprender através do concreto e da experimentação embasaram a escolha pelas atividades, que, propostas desta forma, foram muito prazerosas. A interdisciplinaridade que as atividades trazem, fundamenta a especificidade da educação infantil, por isso mesmo, torna o ambiente rico em descobertas. Durante as atividades, a participação das crianças foi intensa, demonstrando todo o prazer em aprender coisas novas.
Objetivo: O objetivo das atividades foi que as crianças aprendessem de forma participativa ao manipular todos os materiais utilizados nas confecções e construa conhecimentos. É a ação sobre o objeto. Sendo assim, a aprendizagem é significativa e eficaz, quando elabora e testa procedimentos, percebendo as modificações dos materiais, realizando comparações e deduções.
Desenvolvimento: As atividades foram desenvolvidas na sala de aula e no pátio e as atividades foram as seguintes:
Nº 1- Massa de modelagem
A atividade foi realizada na sala de aula e teve como princípio transformar 2 xícaras de farinha, 1 xícara de sal, 1 colher de sopa de óleo, água e anilina. As crianças mediram as quantidades de acordo com que era pedido na receita. As crianças foram divididas em grupos de 5, de modo a permitir que manipulassem a mistura e os recipientes recomendados (foto 1). Outra variante da atividade foi a massa básica sem coloração. Dividida a massa em pequenas porções, puderam vê-la transformando-se em massa colorida, quando colocaram quantidade variada de gotas de tinta, resultando tonalidades diferentes; posteriormente as crianças puderam brincar e usar a criatividade.
Nº 2 – Mistura de cores diferentes de tintas
Foi usado as cores primarias e como elas podem se transformar em outras cores e o porque disso ocorrer.
(imagens de arquivo pessoal)