terça-feira, 30 de maio de 2017

Como Usar as novas tecnologias na Educação

Novas ferramentas tecnológicas têm potencial para promover a equidade e qualidade na educação, além de aproximar a escola do universo do aluno.

"A tecnologia está mudando a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e, até mesmo, como exercemos a nossa cidadania. Agora é a vez de transformar também a maneira como aprendemos e ensinamos..."

( https://www.youtube.com/watch?v=Zge9v2jIhRA )

Sete Saberes - Edgar Morin


                                    ( https://www.youtube.com/watch?v=3YunFFm21Bc&t=1s )

Os sete saberes indispensáveis enunciados por Morin são:
  • As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
  • Os princípios do conhecimento pertinente
  • Ensinar a condição humana
  • Ensinar a identidade terrena
  • Enfrentar as incertezas
  • Ensinar a compreensão
  • A ética do gênero humano

Indicação de site





http://www.conteudoescola.com.br/


Um ótimo site que auxilia o pedagogo e tira varias duvidas.

O Conteudoescola é um site voltado para a educação, cultura e cidadania. Nosso princípio básico é: acesso universal e gratuito a informações significativas, isto é, ao conhecimento. Estamos interessados em  proporcionar a nossos leitores os melhores conteúdos sobre educação e cultura, desde os mais gerais até os específicos: gestão escolar, didática, orientação educacional, áreas do conhecimento, bibliografias, resenhas e artigos temáticos.

Foto tirada do site http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/a-vida-depois-de-ter-uma-infancia-humilde-e-virar-professora

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Indicação de Leitura - Livro - Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire

Livro de bolso para todo pedagogo, todo pedagogo deve ler esse livro.







Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Pratica Educativa

Na Pedagogia da Autonomia, de 1996, Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros.

Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores e para uma prática educativo-progressiva, Paulo Freire estabelece neste livro novas relações e condições para a tarefa da educação.

(resumo retirado do livro)

Segue link para baixar o livro:

http://www.4shared.com/office/6dc3Yi41ba/Pedagogia_da_Autonomia_-_Paulo.html

Indicação de leitura - Livro - Cibercultura - PIERRE LEVY

Uma ótima opção de leitura para o pedagogo que quer ficar inteirado com a Tecnologia e a Educação.


O que é a cibercultura? Que movimento social e cultural encontra-se oculto por trás deste fenômeno técnico? Podemos falar de uma nova relação com o saber? Quais são as mutações que a cibercultura gera na educação e na formação? Quais são as novas formas artísticas relacionadas aos computadores e às redes? Como o desenvolvimento do ciberespaço afeta o espaço urbano e a organização do território? Quais são as implicações culturais das novas tecnologias? Da digitalização à navegação, passando pela memória, pela programação, pelo software, a realidade virtual, a multimídia, a interatividade, o correio eletrônico, etc, este livro apresenta as novas tecnologias, seu uso e suas questões.
(resumo retirado do livro)

 Segue o link para baixar o livro: 


Indicação de Leitura - Livro - PCN - Parâmetros Curriculares Nacional - Temas Transversais




Todo pedagogo deve conhecer Os Temas Transversais do PCN


Segue links para baixar os livros:

Ética

http://www.4shared.com/office/wZvDXoBrba/livro082.html

Meio Ambiente e Saúde

http://www.4shared.com/office/Q6HKZb9bba/livro091.html

Pluralidade Cultural

http://www.4shared.com/office/O3MTVq_Wce/pluralidade.html

Orientação Sexual

http://www.4shared.com/office/tiADKnl-ce/orientacao.html


quarta-feira, 24 de maio de 2017

Por que continua? Porque tenho fé nas crianças.


( https://www.youtube.com/watch?v=XtUAatozpf8 )

O desafio é descobrir meios de nos adaptarmos para continuar ensinando e aprendendo, porém de acordo com o que o novo mundo demanda. Isso envolve o engajamento em sala de aula na era tecnológica, as mudanças no cenário educacional e como os professores, pais e alunos estão envolvidos nesse processo. As salas de aula estão em constante transformação e é preciso uma renovação na forma de ensinar, porém não necessariamente se desfazendo de tudo aquilo que até então usávamos.

A ÁGUIA...... E A GALINHA



Imagem relacionada
(http://www.angelinnaribeiro.com/qual-sua-escolha-aguia-ou-galinha/) - a imagem

Certa  vez,  um camponês andando pela floresta, encontra caído  ao  chão um ninho de águia, com um filhote bastante machucado, que havia caído junto com o ninho do galho mais alto, de uma das árvores mais alta do local.
                   Com  pena da ave, levou-a para sua casa e tratou-a dia a dia. Aos poucos  foi  se recuperando, e o nosso camponês, sem ter onde deixá-la, acabou colocou-a no galinheiro, junto com as suas galinhas.
                   E,  assim,  a  aguiazinha  foi crescendo e aprendeu a se comportar exatamente como as galinhas.
                   Os  anos  se  passaram.  Certo dia, o camponês recebeu a visita de um naturalista que, ao ver a águia no galinheiro, afirmou:
                   "Este  pássaro  não é uma galinha, é uma águia, a rainha das  aves,  aquela  que  voa mais alto e que mais perto chega do céu e do sol.  A maior de todas as aves".
                   O camponês confirmou o que ouviu, mas retrucou:
                   "Não. Ela  já  foi  uma águia. Ela foi águia quando nasceu, mas hoje é uma galinha. Veja, ela se comporta exatamente igual às galinhas".
                   O  naturalista não se conformou e pediu ao camponês para deixá-lo  libertar  a  águia. O  camponês  não  tinha  nada a opor, mas advertiu:
                   "Não  adianta.  Você verá que ela não é mais uma águia, pois  eu  não  sei há quanto tempo ela já está aqui e durante todos esses anos ela sempre se comportou como uma galinha".
                   O naturalista pegou a águia e disse:
                   "Você  sempre  foi,  é  e sempre será uma águia.  Você nasceu  para  voar  muito alto, para ser a maior de todas as aves, a mais poderosa.
  Você  não  é uma simples galinha.  Vamos, voe em direção ao céu e ao sol, pois é o seu destino".
                   A águia olhou para baixo, viu as galinhas e pulou para o chão, ficando entre elas.   O camponês comentou :
                   "Não  lhe disse?  Ela perdeu o espírito de águia e agora é uma simples galinha".
                   O naturalista não se conformou e retrucou :
                   "Não. A  natureza  dela  não  é  essa.  Amanhã vamos levá-la para o alto da montanha mais alta, lá ela verá o sol e voará como uma águia que é".
                   E  assim fizeram.  No dia seguinte levaram a águia até o alto da montanha mais alta e o naturalista repetiu :
                   "Vamos! Você é uma águia, uma das mais belas criações de Deus.   Você foi feita para vencer, não pode continuar agindo como uma simples  galinha. Voe. Observe o céu e o sol, eles são os seus objetivos, e não a terra, o chão de um galinheiro".
                   A princípio a águia, de forma muito medrosa, procurou as galinhas,  mas  como  não  as  encontrou por perto, passou nervosamente a bater as suas enormes asas, com quase 3 metros de envergadura; aos poucos foi  criando coragem e depois de algumas tentativas frustradas e de muito medo  conseguiu alçar pequenos vôos.  Mais um pouco e ela se sentiu com a coragem necessária para voar em direção ao sol e ao céu; e lá foi ela, galhardamente,  realizar  o  seu  projeto de vida, para o qual havia sido criada.
                   Nós, seres humanos, também viemos ao mundo para realizar todos os nossos projetos e sonhos...
                   Ao  longo da vida entretanto, alguns perdem essa coragem e   desistem   de   buscar  a  sua  própria  realização,  desfigurando-se completamente.
                   Acomodam-se e  se  deixam  levar  pelos  obstáculos  e dificuldades  que  a  vida  apresenta.  Não conseguem reter o espírito de luta  que  faz  de alguns os grandes vencedores, mas que nasceu com todos nós.
                   A  águia  é uma ave de rapina e nisto ela é exatamente o oposto  do  que temos de ser ao longo da nossa vida e da nossa profissão, porque  não  nascemos  para  viver de "expedientes de rapina", mas sim da nossa  maravilhosa  capacidade  de  construir sempre um mundo melhor para todos,  sejam  eles  nossos  familiares,  clientes  ou  empresas, pois ao produzir, seja o que for, estamos melhorando a vida de todas as pessoas.
                   Mas,  assim  como a águia, viemos ao mundo para realizar grandes  e  bonitos "vôos ao longo da vida", transformar os nossos sonhos em realidade e . . .  vencer.
                   Às  vezes,  a  vida  nos  apresenta  situações  em que é difícil ser águia e sairmos "voando" em direção ao céu dos nosso sonhos e ao  sol  das nossas realizações, mas temos de ACREDITAR SEMPRE que isto é uma situação passageira e que logo voltaremos a ter o espírito de vitória com  que nascemos, lutando para buscar sempre a plena realização de todos os nossos sonhos.
                   Assim  como  a  águia,  viemos  ao mundo com a missão de superar  todos os obstáculos que se apresentarem, pois temos de, todos os dias,  começar  sempre tudo de novo -- não adiantará absolutamente nada o sucesso  ou  o  fracasso...de  ontem -- e não importa o que já aconteceu, tenha  sito  ótimo ou péssimo, pois o que importa mesmo é ...  o que você fará acontecer hoje !!!
                   Semelhante  à  águia,  busque  ser  a realização da obra maior  de Deus e lute sempre, pois é isso que diferencia os que vencem... dos que se lamentam..


Do livro A AGUIA E A GALINHA  de Leonardo Boff

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Estudo Errado Gabriel Pensador

                                      ( https://www.youtube.com/watch?v=7G3syUeCmLc )


A pedagogia tradicional teve seu inicio no século XIX, passou com grande força para o século XX e ainda perduram raízes dela pelo século XXI. Reconhecida como tendência liberal, esta chegou como pioneira e sem muitas mudanças ela fora sempre muito bruta, pois faltaram modificações drásticas, já que esta foi substituída pelo paradigma posterior tempos mais tarde. A pedagogia tradicional deixou muitas marcas em função de ser a primeira a ser aplicada, contudo sua queda era questão de tempo á que não fora analisada com o contexto psicológico, visto que esta ciência surgiria anos mais tarde, até hoje se sabe de características dessa pedagogia porque ela fora implantada e de certa forma foi muito efetiva no seu ideal.

http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-pedagogia-tradicional-ontem-hoje.htm

Professor ultrapassado


                                       ( https://www.youtube.com/watch?v=FTVdf3DkLm8 )

            Precisamos atualizar a nossa prática pedagógica, para não ficarmos defasados.

Repensando a educação

O que queremos?
Alunos que pensem? OU Alunos copistas?

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." - Paulo Freire

                        ( http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/wp-content/uploads/sites/19/import /tirinha_tecnologia_sala_de_aula.jpg )

Dica de Leitura - 100 livros infantis com meninas negras

  É um projeto criado pelo blog A mãe preta que busca trazer visibilidade para as meninas negras na literatura infantil. Para visua...